É assim que se propaga

Assim como o modo da gente se comunicar foi mudando, a maneira de usar a publicidade também mudou. Antes era o básico: anúncio em TV, jornal, revista e rádio. De uns tempos para cá o leque se abriu. Publicidade online, marketing viral, marketing de guerrilha, advergames (propaganda nos vídeo-games) e mais outras formas de divulgar um produto ou marca são cada vez mais criativos e estão conquistando espaço na verba publicitária.

A publicidade online no Brasil tem 2,8% de participação do faturamento em propaganda. Estudos indicam que até o final de 2008, 507 milhões de reais serão gastos para usar a Internet como mídia. Inúmeros hotsites são criados todos os dias e acabam caindo no gosto do público. Um exemplo disso é o site http://www.oooooouch.com , que foi desenvolvido para promover o filtro solar Sundown. São várias garotas tomando sol, mas que por ter esquecido de usar Sundown ficaram vermelhas com pimentão. A parte legal é que se você tocar nelas com o mouse elas gritam “ai!” e você pode criar uma musiquinha porque cada uma diz “ai!” em tom diferente. Muita gente gravou essas musiquinhas que você escuta no próprio site e se tornou uma ação viral de muito sucesso.


Outro exemplo foi até dito por Raphael Vasconcelos, diretor executivo de criação da Agência Click, na palestra do 13º Encontro de WebDesign. Para lançar o game Halo 3, da Xbox 360, foi produzido um hotsite. Raphael Vaconcelos explicava que o site convencional não funcionaria para atingir o público-alvo, já que eles estão acostumados com jogos que quase beiram à realidade. Então se pensaram em criar um site que imitasse a própria estrutura do jogo. Criaram-se maquetes com os personagens e depois fizeram a parte da interatividade pelo computador. O internauta tem que usar do mouse para explorar o jogo, quer dizer o site. Surgem pelo caminho quadrados azuis luminosos que servem para explicar como é o Halo 3. Quem quiser conferir acesse www.halo3.com

Para finalizar o assunto propaganda online, não podemos deixar de citar o famoso You Tube. De acordo com dados do site IDG Now (www.idgnow.com.br), os norte-americanos já assistiram a mais de 11,5 bilhões de vídeos em março deste ano. Desse montante, 38% foram acessados pelos serviços do Google, sendo que 98% desses 38% são do You Tube.

Marketing de guerrilha é uma ferramenta também muito interessante e que cresce a cada instante. Uma que vi e achei excelente foi postada no site PubAddict (http://www.pubaddict.net). A agência Publicis, da Malásia, imprimiu imagens gigantescas de um lugar e colocaram nas ruas para fingir que essas imagens faziam parte da paisagem. Essa ação, para mostrar a qualidade dos papéis fotográficos da HP, foi espetacular.

Dá para perceber que com consumidores cada vez mais participativos, que gostam de se expressar e deixar sua marca e opinião, a mídia tradicional não é suficiente para que uma marca ou produto sejam lembrados por eles. É preciso estudar bem o seu target e adentrar em seu mundo para que ele saiba que você existe. Senão, é game over!

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About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

3 responses to “É assim que se propaga”

  1. jlou says :

    Bigãããã tá demais seu site… Juro! Mais profissional impossível!Só falta divulga-lo mais! Tem como o tornar um pouco mais conhecido… entre no site http://www.blogblogs.com.br e se cadastra lá… entre em comunidades do orkut relacionados a blog…. se vc colocar para procurar em “blogger” aparecem algumas boas comunidades para fazer parte…. lá tem tópicos como “comente no blog acima”, onde todos que lá postarem tem que comentar e ler no último blog…. ali vc acaba criando amigos que vão sempre te visitar se vc fizer mesmo… O http://www.myflashfetish.com/makemp3.php?id=17 é grátis… é só vc se cadastrar lá que é super fácil de usar… e para colocar os endereços favoritos de outros blogs no seu blog, é só ir na parte d layout que vc vê lá como se faz isso!Dùvidas respondidas!? B-júúúúúúúwww.jlouthings.blogspot.com

  2. Abreu says :

    legal e interessante.

  3. Hugoleo says :

    ahhhh, propaganda é minha paixão ^^ po, genial a propaganda da HP… a do sundown também achei bem divertida hahahaha… minhas propagandas favoritas geralmente são as que não tem fala… gosto muito quando as pessoas conseguem se expressar, passar a mensagem, sem precisar explicar por meio de palavras. ^^

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