Alicia no país da Joblândia: Mini-capítulo 2

Alicia não acreditava em seus olhos. Se beliscou mais de uma vez e fechou os olhos mais duzentas vezes pedindo para acordar desse estranho sonho. Mas não adiantou em nada. Lá estava ela nesse mundo paralelo. Parecia um episódio de “Além da Imaginação” mas era real. Assustadoramente real.

Caminhando por uma cidade ela viu cada coisa estranha. Em cada casa tinha um pé de orange. Não, não se tratava de uma laranjeira. Era uma árvore que produzia computadores, mp3 e celular parecidos com os artefatos da empresa do senhor Steve Jobs só que com um símbolo de laranja ao invés de maçã. Ela presenciou um morador jogando um computador para reciclagem e pegando outro do pé. “Ah! se fosse assim, podia ser Orange mesmo que aceitaria numa boa” pensou.

E as pessoas também eram um tanto quanto excêntricas. Você via um grupo de calça jeans, camiseta e All Stars, falando uma língua que pareciam termos do design. Rough*, diagramação*, Photoshop, degradê, vetorização* era o que saiam de suas bocas. Mas a frente um pessoal de terno e gravata que ao se despedir falavam: “Vê se cuida do seu deadline*, hein!”
“Parece gente que trabalha com planejamento…” concluiu. Sem contar em mais pessoas de terno e gravata que gritavam “Sai da frente, tenho que falar com o cliente!”
“Hahahaha. Com certeza é o pessoal de atendimento” falou rindo a beça.

Alicia reparou que só via essas tribos. Os mídia, os webdesigners, os redatores, os produtores de RTVC* e etc.
“Parece que estou em uma agência. Só que do tamanho de uma cidade. Não é possível. Tem que haver outras pessoas.” Ela viu mercados, bancos e escolas mas tudo girava em torno da área de comunicação. Desde de pequenas as crianças iam estudar as premícias básicas da publicidade, propaganda, marketing ou design. Mercados vendiam muito junkie food e pacotes e mais pacotes de cigarro. Banco era para receber o salário. Hospital mesmo era só na cidade vizinha. “Que lugar é esse?!?!?!?!?!?”

Andando para ver se achava alguma coisa que não girasse em torno da sua área acabou esbarrando em um coelho. Um coelho de terno. Ela achou ao mesmo tempo fofo e bizarro.
“Sai da frente, que tenho pressa!” esbravejou o bichano.
“Me desculpe, estrava distraída…”
“Esses redatores estão sempre distraídos.”
“Peraí” disse Alicia. “Como sabe que sou redatora?”
“E tem como não saber? Esse olhar contemplativo, esses óculos e essa expressão que parece estar no mundo da lua só pode ser uma redatora. Ah! Esse livro embaixo do braço também te entrega.”
“É, estava lendo um conto de Érico Veríssimo”
“Quem? Não importa. Espere um segundo…..Você é Alicia Ferreira?”
“Sou sim. Quem é você?”
“Deixe que me apresente. Sou José Coelho, mas conhecido como Seu Coelho. Sou encarregado do atendimento da agência de comunicação da Rainha Malvadinha Coração. Você foi convocada a substituir o último redator que não conseguiu cumprir com suas obrigações.”
“Hein? Rainha? Desculpe mas já tenho emprego e pretendo voltar para agência assim que achar o caminho de volta para aquela bendita porta.”
“Aquela bendita porta estará trancada até que você resolva o Job* 2.809.120”
“O quê? Não estou entendo nada…”
“Deixe que te levarei até a Agência Castelo Real e lá explicaremos tudo.”

Sem ter para onde ir e sabendo que essa seria a única solução para abrir a porta mágica, Alicia não vê alternativa a não ser seguir Seu Coelho.

Dicionário Publicitário
Deadline – prazo estipulado para ser entregue o trabalho.
Diagramação – Determinar a disposição de (os espaços a serem ocupados pelos elementos — textos, ilustrações, legendas, etc. — de livro,jornal, cartaz, anúncio, etc.), precisando o formato do impresso, os tipos a serem utilizados, as medidas das colunas, etc. (fonte:
Aurélio)
Job – serviço, tarefa. Ex: Job 23 (anúncio de página de revista para loja de sapatos).
Rough – também pode ser Raff. É o rascunho de uma idéia, geralmente feito a lápis em um papel.
RTVC – sigla para Rádio, TV e Cinema
Vetorização – Desenho feito através de um conjunto de vetores. Vetores são segmentos de reta orientados. Programas gráficos como Illustrator, Corel Draw e Photoshop fazem vetorização.

Anúncios

Tags:, ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: