Esse anúncio contém cenas inapropriadas para as crianças

Essa notícia eu recebi do grupo de discussão do Brainstorm #9. O projeto de lei 5921/2001, aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, vai vetar qualquer forma de propaganda destinada às crianças. Para virar lei só falta o “carimbo de OK” da Comissão de Constituição e Justiça. Se tornar realidade, toda e qualquer publicidade de produtos ou serviços destinados ao público infantil deverá ser veiculada para o público adulto, nesse caso os pais. E comerciais em programas destinados a criançada só se for de utilidade pública.

As crianças são influenciáveis. Elas não tem ainda uma opinião formada e ainda não sabem o que é bom ou ruim. Alguns anúncios realmente se aproveitam dessa ingenuidade para empurrar algo para elas. Eles sabem que os pequeninos vão chiar, chorar, bater o pé e gritar até receber aquilo que querem.
Eu sou publicitária mas também não devo concordar com tudo que diz respeito a minha profissão. Divulgar as peças publicitárias para os pais me parece razoável. Acabar com a propaganda infantil é que seria algo absurdo.
Um dos fatores que devem fazer parte da carreira de alguém, pelo menos para mim, é a ética. Existem agências que são íntegras e outras que inventam qualidades para um produto ou serviço seja para as crianças ou para os adultos. Mas no final das contas, se o produto ou serviço é péssimo, não há propaganda que salve. É nesse quesito as crianças são unânimes, se não gostam, não gostam e ponto final.
Esse assunto ainda vai dar muito pano para manga.
Tags:, ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

2 responses to “Esse anúncio contém cenas inapropriadas para as crianças”

  1. jlou says :

    Sério! EU AMO TUDO QUE VC ESCREVE AQUIIIIIIIIIIIIII!!!! Mas tem que ter divulgação!!!!! rsrsrsrsrs….. é muita informação ótima pra pouquíssimas pessoas!!!! Próximo post haverá uma propagamda só pra vc! rsrsrsB-Jú!!!!

  2. Maicom says :

    Realmente. Acredito que a ética deva estar acima de qualquer coisa, abaixo de Deus.E outra, é claro que as opiniões serão divergentes. A minha por exemplo é, mas…____Voltarei mais vezes,se me permitir, claro.Abração.

Comenta aí!

