Viagem ao mundo da comunicação

Há mais ou menos uma semana atrás fui ao Oi Futuro do Rio. Fiquei curiosa para visitar quando vi o folder que recebi durante um evento no NAVE (lembram daquele post falando sobre uma escola pública voltada para as mídias digitais?). Pois bem, decidi dar uma conferida. O Oi Futuro não é algo que se diga “Minha nossa que lugar fabuloso” mas dá para passar um bom tempinho lá. Quando entrei tinha um segmento dedicado as vinhetas da MTV. Vocês já viram? Eu nunca entendo nadica de nada. Acho que deve tá cheio de mensagens subliminar, hehehehe.

Mas o que realmente vale a pena é o Museu das Telecomunicações. Lá você encontra toda a trajetória e evolução tecnológica dessa ferramenta tão imprescindível para nós. Logo de cara eles te dão um aparelho com fone e uma espécie de controle remoto. Toda vez que você passasse por um lugar do museu que tenha um sensor eletrônico é só apertar o play do controle remoto que a história sobre aquele invento ou momento é contada para você. Muito bacana mesmo.

O museu é como a Carmem Miranda: um pequeno notável. Tem réplica do invento de Graham Bell que deu origem ao sistema de telefonia (foto lá em cima); o primeiro telefone vindo ao Brasil, comprado por Dom Pedro II em 1877 (esse à esquerda), além da criação do rádio por Guglielmo Marconi; as mesas das telefonista de antigamente; o telefone para deficiente auditivo (à baixo) e um dos primeiros computadores desenvolvido pela IBM em 1982.

Destaque para a evolução dos telefones públicos. Um que veio para o Brasil em 1907 tinha um sistema de fechadura. Também tem telefones vindos do Japão e da Alemanha entre as décadas de 20 e 50. E outros brasileiros desde a década de 60 até os dias de hoje.
Para finalizar tem o que eles chamam de “Sala dos Profetas do Futuro”. Você escolhe com que personalidade da arte ou da ciência quer falar e aí vem uma gravação de uma pessoa fantasiada dessa personalidade falando de como seria o futuro. Eu escolhi o Einstein mas tem muitos outros. É muito interessante.
Quem quiser visitar o Oi Futuro no Rio de Janeiro o endereço é: rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Para outros estados acesse o site http://www.oifuturo.org.br/
Obs: Esqueci de comentar que a entrada é gratuita. Eeeeeeeeeee!
Anúncios

Tags:, , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

One response to “Viagem ao mundo da comunicação”

  1. duda says :

    Nunca fui, mas o museu de telecmunicações me agradou heim..;*

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: