Jovens antenados, longe de serem alienados

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro e lançada na Bienal do Livro de São Paulo, apontou um dado surpreendente: os adolescentes de nosso país lêem mais que os adultos. Enquanto 3,4 livros/ano é a média entre 40 a 49 anos, os jovens de 14 e 17 chegam a 6,6 livros/ano.

Prova viva disso é Pedro Santos, um menino de 12 anos. Ele leu mais de 100 livros nos últimos meses, o que me fez sentir até um pouco envergonhada porque até agora só li dois. Mas devo ressaltar que a maioria dessas leituras foram feitas através da internet.

Mesmo assim, o historiador francês Roger Chartier acredita que o computador não vai substituir os impressos. Em suas palavras: “A história ensina que as obras do passado só sobreviverão às mutações e técnicas do livro desde os rolos da Antiguidade e manunscritos até depois de Gutenberg.”

Outro fato importante descoberto pelo Pró-Livro é o tempo que as pessoas têm para a leitura. Na web são gastos 2 h e 24 min; com os livros, 1 h e 56 min; em jornais, são 1 h e 21 min e para os quadrinhos são de 1 h e 9 min.

Fiquei surpresa com essas constatações. Até então achava que com a internet as pessoas se acostumaram tanto a ver fragmentos de textos que perderiam a vontade de “gastar tempo” com uma leitura mais extensa. Ainda bem que os jovens estão usando a internet como mais uma ferramenta de informação e não a única ferramenta.

Também penso que o mundo digital não vai fazer desaparecer os livros. Vale lembrar que disseram a mesma coisa do rádio quando a TV foi inventada.

Fonte para a criação desse texto: Segundo Caderno do O Globo de domingo passado.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: