Pátria amada, salve, salve! (por favor, salve)

Para fechar essa semana de reflexão com chave de ouro, e aproveitando que amanhã é dia de eleição, resolvi deixar um trecho do livro “A carteira do meu tio”, de Joaquim Manoel de Macedo:

“A pátria é uma enorme e excelente garopa*: os ministros de Estado a quem ela é confiada, e que sabem tudo muito, mas principalmente gramática e conta de repartir, dividem toda a nação em um grupo, séquito* e multidão: o grupo é formado por eles mesmos e por seus compadres, e se chama -nós-; o séquito, um pouco mais numeroso, se compõe de seus afilhados, e se chama – vós-; e a multidão, que compreende uma coisa chamada oposição e o resto do povo, se denomina -eles- ; ora, agora aqui vai a teoria do Eu: os ministros repartem a garopa em algumas postas grandes, e em muitas mais pequenas, e dizem eloquentemente: As postas grandes são para nós, as mais pequenas para vós, e finalmente jogam ao meio da rua as espinhas, que são para eles. O resultado é que todo o povo anda sempre engasgado com a pátria, enquanto o grupo e o séquito passam às mil maravilhas à custa dela!”

*garopa: peixe

*séquito: cortejo, comitiva

Moral da história: vê se vota com consciência que os políticos que estão lá são reflexo da sociedade que está aqui. Ou você prefere viver sempre engasgado?

Anúncios

Tags:, , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

One response to “Pátria amada, salve, salve! (por favor, salve)”

  1. jlou says :

    Prefiro votar em branco! Como fiz dessa vez…. Cansei de votar só por votar! Não acho que ninguém seja digno de comandar nossa cidade, que dirá país! O dia que surgir alguém, eu voto tão consciente quanto o branco que dei! Saudadesssssssssss!!!B-Jú!!!! Sempre daudadesssssssss!!

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: