Ditados Populares: ai meu cérebro!

Já reparou que existem uns ditados sem pé nem cabeça (taí outra expressão confusa, hehehe). Talvez tenha até uma história por trás como “santo do pau oco” porque antigamente os contrabandistas de ouro e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos para esconder as peças roubadas. Daí dizemos que “santo do pau oco” é uma pessoa que aparenta ser boazinha mas na verdade não é.


Agora, tem umas expressões totalmente idiomáticas.

Por exemplo:

“A cobra vai fumar” – quer dizer que vai piorar a situação, ou terá grandes problemas. Mas o que tem a ver cobra com fumo? Será que depois de alguma emboscada ela fuma um cigarrinho para relaxar? Isso é um trabalho para o Discovery Channel.

“A corda faz a velha gorda e a menina formosa” – Uma corda faz a velha ficar gorda? Poxa, o cinto é um artigo usado para criar cintura. Por que raios uma corda engorda?!?!?

“Boi em terra alheia é vaca” – Se for um boi made in paraguay é bem capaz de ser vaca mesmo.

“Devagar se vai ao longe” – Só mesmo na história da tartaruga e da lebre que o ditado funciona. Em épocas passadas, onde a informação vinha a cavalo (literalmente), até dava. Hoje em dia, não dá mais não…

De Espanha nem bom vento nem bom casamento” – Em outros tempos falaria “tadinha da Espanha” mas ela veio maltratando muito os brasileiros. Eu mudaria para: De Espanha, nem bom vento nem bom casamento nem nada. Quero distância”.

“Em Agosto toda a fruta tem gosto” – Nos outros meses elas estão sem gosto então? Queria saber de onde veio esse ditado para não comprar frutas vindas de lá. Aliás qual a implicância com agosto? “Agosto é mês de cachorro louco”. Deve ter sido alguém que foi atacado nessa época e lançou esse ditado sem nexo.

Para finalizar, “Não jogar pérola aos porcos” – Alguém em sã consciência faria isso?! Só mesmo a pessoa que foi mordida pelo cachorro louco em agosto.

Se alguém souber da história desses ditados por favor comente.

Anúncios

Tags:, , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: