14º EWD – Eu fui!

Ontem foi realizado no Rio o 14º Encontro de Webdesign, evento que reúne as últimas novidades do mundo digital/design. Neste ano as palestras foram pra lá de boas.


Quem foi o primeiro a subir no palco foi Julius Wiedmann, editor da Taschen, editora de livros. Em sua palestra intitulada “Internet.Entre e se divirta”, ele disse que para se destacar na web você precisa montar um verdadeiro espetáculo circense. Os sites, desde empresas de refrigerantes até governamentais, precisam chamar a atenção do respeitável público através do entretenimento. Até porque se não agradar, em um clique a pessoa vai embora e não volta mais.

Ele também mostrou como as redes sociais estão se destacando e dominando a internet. São 1,5 bilhão de pessoas no mundo, 108 milhões estão no Facebook. 80 milhões de brasileiros que usam a internet usam as sociais socias, mais do que o e-mail.

A segunda palestra foi de Zeh Fernando, webdesigner da Firstborn Multimedia. Ele mostrou vários cases de seu portfolio onde o entretenimento e a interação foram peças-chave para o sucesso das campanhas. Destaque para o hotsite Let your worries go, da empresa de finanças Northwestern. De uma forma bem humorada o site pede para lançar suas preocupações para bem longe.

Você seleciona se vai ser de foguete, submarino, balão e etc, e depois arrasta o que está tirando seu sono: se é problemas de saúde, aposentadoria, faculdade, etc. Aí depois que você faz seu lançamento a empresa sugere que entre em contato com ela para resolver seus problemas da melhor forma possível. Uma jeito de lidar com um assunto chato sob uma ótica bem mais leve, que acaba conquistando o visitante.

Já na 3ª palestra, o convidado foi Luis Mendes, VP de Operações da Tecnopop. Ele deu dicas de “como entreter um entretainer”, ou seja, como criar sites para artistas, em especial da música. As 5 dicas mais importantes foram: ouça seu cliente que ele sabe mais do público-alvo que você; envolva-se, vá aonde o artista está, conheça-o bem enquanto negócio; não complique mais que o necessário: não crie coisas que você sabe que são impossíveis; combine bem combinado: confirme muito bem confirmado o que o cliente quer para não dar dor de cabeça depois e por fim, se você prometeu, vai ter cumprir. Te vira malandro!

A penúltima palestra foi de Gil Giadelli, CEO da Permission. Tenho que dizer que sua palestra foi mais um discurso alertando sobre as mudanças e que a gente tem que mudar também. Para ele, e para mim, a era da mídia de massa e do individualismo morreu. Os tempos são outros. A nova diretriz visa a comunidade, o conteúdo e a humanização. Temos que levar o senso de globalização ao pé da letra. Vivemos agora o 4.0, a era Cyber-espiritual. Posto este vídeo que ele mostrou exemplificando bem o que ele defende com tanta força.



Por fim, veio a palestra de Roberto Cassano, diretor de Estratégia e Mídias Sociais da agência Frog. Em
“10 coisas sobre redes sociais que aprendi ralando”, ele mostra as coisas que descobriu trabalhando nessa área.
– Apesar de milhões de pessoas estarem na internet, ela não é mídia de massa, e por isso não a trate como se fosse.
– Meios mudam, hábitos mudam mas as necessidades são as mesmas.
– O consumidor sempre falou das marcas e empresas. A diferença é que agora ele pode ser ouvido.
– Nem sempre há relação entre marketing share e share of network.
– O volume de mídia de citações de marcas no Twitter cresceu 80%.
– No mesmo período no Orkut ele caiu 15%.
– As empresas precisam descer do palco.

Foi um dia muito produtivo. Aprendi muita coisa.
Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

One response to “14º EWD – Eu fui!”

  1. Adolpho says :

    eu também fui 😀 , foi sensacional aprendi muita coisa , postei hoje sobre ela, peguei a foto do evento e botei no meu blog, lógico dando os créditos para o seu blog 😀 !! vlw !!

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: