Tecnologia: uma verdadeira obra-prima

Ontem fui no 2º encontro promovido pelo Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea que acontece todas as últimas segundas-ferias do mês no Oi Casa Grande. O tema do evento foi “Fronteiras entre Artes, Tecnologias e Entretenimento” e contou com a palestrante Machiko Kusahara, professora da Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão, e da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.

Ela falou sobre o Device Art, que pelo que entendi é a expressão da arte através da tecnologia. Para os japoneses é comum a conversão entre arte, design, tecnologia e entretenimento. Para se ter uma idéia o Ministério da Cultura no Japão promove anualmente o Japan Media Arts Festival.

Nesse evento são premiados, além de trabalhos de animação e mangá, projetos voltados para a tecnologia associado ao entretenimento. Jogos eletrônicos e sites são os mais comuns mas existem outros que chamam muito a atenção. No ano passado o prêmio de Entretenimento foi dado para Toshio Iwai pela criação do Tenori-On, um aparelho onde se cria música. Através dos LEDs a pessoa pode visualizar como ficou sua melodia. Para mim isso é arte. Veja só no vídeo.



Através de outros exemplos que Machiko Kusahara deu ao longo da palestra pude perceber como é importante para os japoneses a harmonia entre tecnologia e design. Achei muito interessante o trabalho que a artista plástica Yayoi Kusama desenvolveu com os celulares. Ela praticamente fez desses aparelhinhos um objeto de decoração:

Com caixas,


Sob a forma de bolsa,



e cachorro.


Foi um dia pra lá de proveitoso. Adorei.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: