A era da cultura digital e a difusão do patrimônio público

Esse foi o tema principal do 4º encontro do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea, realizado pela ESPM e a Globo Universidades no Oi Casa Grande. O convidado para debater o assunto foi o pesquisador e professor da Universidade Complutense de Madri, Arturo Colorado Castellary.


O professor falou sobre a importância do patrimônio público andar lado a lado com a nova comunicação. Isso porque a chamada cultura digital mudou o modo de ver e agir das pessoas. Buscamos sempre novas informações a todo o momento e difundimos esses conteúdos também a todo o momento. A nova comunicação ajudaria a superar a consciência de patrimônio público com algo estático e obsoleto, que não está em nosso alcance. Hoje somos motivados pela experimentação. E é justamente o que Costellary defende, tanto que trabalhou na criação do Museu Interativo do Livro da Biblioteca Nacional da Espanha.

Ele ressaltou que os museus foram os primeiros a apostar na tecnologia, bem no começo da década de 90. Primeiro com a produção de CD-ROMs e depois com a criação de sites onde alguns museus passaram a digitalizar seu acervo e oferecer passeio virtual. Agora é o uso de interatividade com o 3D, 4D e até fazer com que as obras de arte falem com você, como acontece em um museu japonês que o professor citou.


Durante sua palestra Arturo disse que ficou bastante impressionado com o nosso Museu da Língua Portuguesa, localizado na estação da Luz, em São Paulo. De acordo com a filosofia do museu, exposta em seu site, “seu acervo, nosso idioma, é um “patrimônio imaterial”, logo não pode ser guardado em uma redoma de vidro e, assim, exposto ao público”. E é isso que realmente tem que acontecer. Nosso patrimônio deve interagir com nosso povo. Assim ele tem a vontade de querer passar diante, fazendo com que nossa história se perpetue.
Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: