Momento Pré-Bienal do Livro: Bárbara leu e indica

Já que, com a chegada da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, o assunto do momento é literatura (o que me deixa muito feliz), melhor aproveitar enquanto é tempo. Seguindo a filosofia da escritora Thalita Rebouças que “ler é bacana” vou contar então aqui cinco livros que li e adorei.

1- Lemniscata, de Pedro Drummond
Com uma boa dose de mistério a lá Sherlock Holmes, conta os apuros de Lorena Dorff, uma repórter do New York Times no Rio de Janeiro. Mas antes que você pense que é mais um livro que fala sobre a violência na cidade maravilhosa, se trata de uma saga de uma filha atrás de respostas sobre a morte do pai, que envolve o arcebispo, consulado canadense e um livro antigo espanhol que é a chave do enigma. Toda a história é bem descrita com detalhes surpreendentes e que te prende do começo ao fim.

2- Incidente em Antares, de Erico Verissimo
Já não é surpresa que a capacidade de contar uma boa história está no sangue dos Verissimo. E “Incidente em Antares” não foge à regra. Em meio a uma greve de coveiros, importantes figuras da cidade e pessoas comuns que seriam enterradas não foram. Isso gera uma revolta da classe defunta que resolve se levantar de seus caixões e tomar uma atitude: contar os podres de todo mundo até que a solução seja resolvida. No começo de tudo tem as tragédias das famílias Vacarianos e Campolargos em uma eterna rixa de poder. Depois vem

o toque da comédia dos sete cadáveres que só querem enfim o sono dos justos. Realmente uma tragicomédia de dar gosto.

3-Admirável Mundo Velho, de Alberto Villas
Essa é para as pessoas da minha geração. Vocês conhecem a expressão “Até aí morreu neves?” e “Vá chupar prego”? Ou en
tão “Você está uma marmota”? Não? Pois é, nem eu sabia. Fui descobrir lendo o livro. Ele é rechado de ditados populares e expressão da época de outrora (quer dizer, de alguns tempos atrás). São várias crônicas reunidas que mostra com várias dessas palavrinhas foram usadas no contexto de um acontecimento importante ou simples fato cotidiano. Mas todos regados com muito humor. Uma delícia de se ler.

4- O menino do pijama listrado, de John Boyne
Diria que essa leitura é suave, mas com uma reviravolta dramática que vai surpreender muita gente no final. Bruno tem que se mudar com sua família para Pôlonia porque seu pai, comandante do alto escalão de Hitler, é transferido para supervisionar um campo de concetração de lá. Sem saber qual a razão da mudança o menino sente-se muito sozinho pois não acha ninguém para brincar. Até que se depara com uma cerca e um menino do outro lado, chamado Shmuel e a partir daí começa uma grande amizade mesmo que tendo uma cerca como obstáculo. Digo que a leitura é suave porque conta com muita leveza e carinho a amizade forte desses dois apesar de tudo. O cenário sim é feio mas a alegria que Bruno leva para Shmuel e vice-versa é maravilhosamente encantadora.

5- Trilogia Eragon, de Christopher Paolini
Não podia faltar um pouco de fantasia na minha seleção. Eragon tem um pouco das lutas e batalhas entre reis e seres encantados ao estilo Senhor dos Anéis e a magia, poções e poderes que se vê em Harry Potter. Mas conta com uma protagonista animal: um dragão fêmea chamada Saphira (desculpe, mas tinha que fazer a piadinha). Eragon vivia com seu tio e primos em um vilarejo até que um dia acha um ovo de dragão. Mal ele sabia que esse ovo seria ao mesmo tempo sua benção e desgraça, pois se tratava do último ovo dos Cavaleiros do Dragão, o clã mais poderoso já visto. Quando Galbatorix, o vilão da história, descobre onde foi parar o dragão, não mede esforços para capiturá-la mesmo que signifique destruição, morte e sofrimento. Cabe a Eragon proteger Saphira e lutar contra Galbatorix para salvar sua família, vilarejo, reino e todos os outros que estão sob seu o domínio. Tem ação, romance e aventura. Para todos os gostos e idades.

Aí está minha seleção. Se achou bom fico contente, se não, sugira outros títulos para eu ler. Quando eu for para a Bienal verei outros tão interessantes quanto e contarei para vocês como foi meu dia lá. Com certeza vou parecer criança em loja de doces. 🙂

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: