Baixe a cópia do livro na copiadora da esquina

Parece meio sem nexo mas vou explicar. Desde que as pessoas começaram a fazer downloads de músicas e filmes a discussão sobre direito autoral começou a ferver. Segundo Natália Mazzote e Adriano Belisário em uma palestra sobre Cultura Digital apresentada na UFRJ, direito autorial é o direito que o criador da obra intelectual tem de desfrutar dos produtos resultantes da reprodução, execução ou representação de suas criações.

O que muita gente não deve saber é que obras de escritores importantíssimos como Shakespeare estão em domínio público. De acordo com a lei brasileira, depois de 70 anos da morte do autor, suas obras ficam livres de qualquer direito autoral. Até lá, legalmente, você não poderia copiar livros, nem partes dele. E daí que veio a idéia de um site chamado Pasta do Professor.

Nós somos do tempo das dezenas de xerox em frente às faculdades com várias pastas de professores e as disciplinas correspondentes ao curso. Eu falo “somos do tempo” porque muitas dessas copiadoras fecharam, justamente por conta do direito autoral. Como ninguém em sã consciência compra um livro inteiro por causa de um mísero capítulo que o professor falou para ler é que surgiu esse site.

Seria mais ou menos como algumas gravadoras fazem ao colocar à venda as faixas de um cd para download. Algumas editoras decidiram participar do Pasta do Professor e oferecem capítulos a parte dos livros. O professor faz um cadastro e seleciona o que ele quer colocar na sua pasta virtual. Depois o aluno também se cadastra e procura os pontos autorizados a fazer a cópia. O valor inclui o preço pelo direito autoral e a impressão. Algo em torno de 0,14 centavos por página mas acredito que deva variar. 

Esse site já está algum tempo no ar tanto que tem reportagem dele no Portal IDG Now em 2007. Confesso que não tinha ouvido falar, até porque nessa época estava para me formar na universidade.

Se alguém que está lendo este post usa Pasta do Professor poderia falar à respeito aqui. Fiquei curiosa.

Dica de @pngaia.
Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: