O Marketing vem antes do Digital

Entre os dias 5 e 6 de março aconteceu na Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro, o evento Circuito 4×1, onde profissionais se reuniram para discutir (em palestras e desconferências) sobre e-commerce, marketing digital, mídias sociais e comunicação.

Eu assisti à Mesa Redonda PodMak e o assunto principal foi marketing digital. A primeira palestrante a subir no palco foi Miranda Rizzo, diretora executiva da FSB Digital. Sua principal mensagem foi que mais do que conhecer sobre as ferramentas de internet e mídias digitais, é preciso saber o que fazer com elas.

Nessa hora é extremamente importante o planejamento. Cliente gosta de ver por A+B porque vale a pena investir no Twitter ou Facebook. Segundo Rizzo, seria bom seguir algumas etapas de gestão:

1º Escolha a pessoa certa para liderar

2º Tenha metodologia

3º Planejamento -> Estratégia -> Tática

4º Não há mágica. Defina a meta.

E ressaltou que se você paga um cachê para um artista fazer a propaganda do seu produto na mídia tradicional, tem que pagar também as “celebridades” da internet. Donos de blogs e twitters que possuem uma audiência muito grande são trendsetters do mesmo modo que àquele ator ou atriz da novela das 8h.

Depois veio Jonatas Abbott, sócio e diretor da Dinamize, fazendo praticamente um manifesto contra essas pessoas que cismam em querer matar uma mídia para dar lugar a outra. Como até já escrevi sobre isso algumas vezes, o rádio não morreu por causa da TV, o jornal e a revista não vão morrer por causa da internet.

Para ele, um bom conteúdo é interessante em qualquer lugar e criticou a matéria da Exame falando que o e-mail está com seus dias contatos por causa das redes sociais. Abbot afirma que o Triple Play do Marketing 1×1 são as redes sociais, o e-mail marketing e o mobile.

O próximo palestrante da tarde foi Gustavo Loureiro, coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital do Infnet, falar sobre Web Analytics e a importância das métricas nas mídias digitais. Na sua visão, tão importante quanto os dados quantitativos são os dados qualitativos. Citou um exemplo de um vídeo de divulgação do curso que ministra na Infnet. Além de levar em conta o número de visualizações, também analisou os comentários porque através deles é que saberá se o vídeo foi um sucesso e se não, onde melhorar.

Também apontou que um bom trabalho nas redes sociais não é aquele que fica só passando informações sobre determinado produto/serviço, já que essência dessas ferramentas é a interação.

A última a se apresentar foi Patrícia Moura, coordenadora de Mídias Sociais da Binder/FC+M. Miss Moura, como é conhecida na internet, apontou alguns erros que empresas cometem nas mídias sociais. Muitos empresários vão na onda do que está “na moda”, porém não sabem como agir nas redes e muito menos se aquela mídia é a certa. Será que, por exemplo, um twitter de uma marca de sabão em pó ia fazer sucesso? Seu público-alvo estaria lá?

O segredo é atender bem seu cliente independente dos canais, até porque, de acordo com Patrícia, fazer parte de uma rede social na web enquanto o SAC deixa muito a desejar, é um risco. As pessoas criam expectativas e as empresas têm que saber como atendê-las.

As mídias sociais são poderosas ferramentas porque criam um vínculo entre marca e consumidor, justamente por esse contato que não existe em outras mídias. Mas nada irá valer se as redes não são atualizadas e se não há conversa com quem está do outro lado do monitor.

Por isso que antes do digital, é necessário o marketing, afinal não é Digital Marketing, e sim Marketing Digital.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

5 responses to “O Marketing vem antes do Digital”

  1. Carlos Vianna says :

    Estou chateado comigo mesmo por não ter participado deste excelente evento, tenho certeza que agregaria muitos valores aos meus negócios.
    Carlos Vianna – Diretor Comercial
    http://www.autopecasrj.com
    http://cooperativadosucesso.wordpress.com

  2. Nay says :

    Olá… Estava procurando uns vídeos do leo burnet e acabei caindo aqui;;;

    Gostei do blog… Vc é publictário já??/

    Eu sou academica .. Gosto de manter contato com pessoas da área 🙂

    Beijos Nay

  3. online says :

    ler todo o blog, muito bom

Trackbacks / Pingbacks

  1. O Marketing vem antes do Digital « – digital - março 7, 2010

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: