O Marketing da Moda

Ontem assisti a uma palestra sobre marketing e gestão de moda com Luiza Bomeny, consultora de marketing e estilo e representante do Istituto Marangoni no Brasil. O Istituto Marangoni é uma respeitada instituição de ensino de moda e design com sede em Milão, Paris e Londres.

A palestra começa com uma constatação: hoje moda, marketing e administração andam juntas. Antigamente o estilista não tinha conhecimento de negócios. Entre uma viagem e outra obtinha inspiração para sua coleção e dava certo. Atualmente são muitas as marcas que competem nesse mercado. Um mercado, aliás, que não para de crescer, ainda mais aqui no Brasil. Por isso, além do senso artístico, as marcas de roupas e acessórios precisam de conhecimento em business.

Luiza então conta que para ser destaque no mercado de moda é preciso ter criatividade, inovação, profissionalismo, conhecimento e investir.

Na questão da criatividade, ela deu exemplo de um trabalho que realizou junto com a cenógrafa Bia Lessa para o desfile de inverno da Mara Mac no Fashion Rio de 2007. O tema era o caos urbano e as modelos apareciam junto com carros Mercedes-Benz, algumas até empurrando os automóveis.

Carros invadiram a passarela no Fashion Rio de 2007 pela Mara Mac

Muitos acharam que não iriam dar certo e que a passarela não iria aguentar os carros mas Luiza acreditou na proposta, fez os cálculos com engenheiros e o desfile foi um sucesso.

Já no quesito investimento, muitas vezes uma boa ideia pode custar um pouco mais. No entanto se você tiver a visão de ir além e perceber que esse custo vai fazer a diferença, então vale a pena.

Luiza citou a C&A que mudou radicalmente seu conceito de loja de departamento e cada vez mais quer ir para o que ela chama de fast fashion, ao renovar constantemente suas coleções e convidando pessoas importantes do mundo da moda como foi o caso do estilista Reinaldo Lourenço.

Além disso em suas campanhas publicitárias vemos o rosto de grandes nomes como Gisele Bundchen. A mais nova contratada é a cantora Beyoncé, que vai estrelar a campanha do dia dos namorados. Quem está sendo a protagista pela C&A no momento é a cantora Nicole Scherzinger, do grupo Pussycat Dolls.

Para finalizar ela mostrou um case para a grife Dress to, que teve sua marca reformulada e mexeu não só na área de moda, como também no design, marketing e administração das lojas.

Eles focaram mais nas mulheres na faixa etária dos 20 anos e criaram linhas mais modernas e descoladas. Investiram na equipe de estilo para estar atualizado com as tendências. Renovaram a identidade visual, inclusive no nome (que antes era Dress to Kill), redesenhando a logomarca, embalagens e etiquetas.

Coleções da Dress to. Fotos tirada do site da grife.

Na parte adminstrativa trouxeram uma nova assessoria de imprensa, mudaram a sede, implantaram um sistema de gestão virtual, melhoraram o sistema de logística com reestruturação na área de vendas e RH. O resultado foi o crescimento do número de lojas, com uma indo para Ipanema e algumas para São Paulo.

Luiza alerta que o mundo da moda precisa mais do que nunca de profissionais de marketing e administração. Mas que sejam profissionais que entendam da área fashion também. Se você sempre quis trabalhar com isso mas achava que não tinha chance, o mercado está em plena expansão. Fique de olho!

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About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

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