Nós Digitais

Ontem começou a 1ª edição de 6 do projeto Nós Digitais, evento organizado em parceria entre a ESPM, Globo Universidade e a YDreams (empresa voltada para a área de tecnologia e interatividade) que dabaterá sobre o passado, presente e futuro da comunicação.

O primeiro ciclo trouxe o físico Luiz Alberto Oliveira, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas da UFRJ. Através do tema A Comunicação como Troca de Informações Físicas, fez a platéia viajar no tempo e voltar alguns bilhões de anos.

A comunicação não está somente em nosso DNA. Está presente em todo o universo. Estamos acostumados a pensar em comunicação como emissor-mensagem-receptor, mas vai muito além. É um fluxo onde transitam imagens, odores, sons, etc. Através desse fluxo começam a surgir padrões que vão responder simultaneamente. E desta resposta surgem elementos que se multiplicam.

Aconteceu com uma estrela de 6 bilhões de anos que trazia junto a si resíduos chamados planetas. A faixa de luz que iluminava um pequeno planeta em particular fez brotar substâncias que transformavam um estado de congelamento, em líquido e depois para gasoso. A partir daí certas formas foram capazes de se reproduzir em milhares de cópias, criadas de maneira um tanto quanto diferente uma das outras. A cada diferença um novo elemento surgia e a isso chamamos de vida.

Quando a vida molecular surge na Terra ela passa a se comunicar com suas escalas geológicas, astrofísicas, etc. A vida é uma forma de conexação dessas escalas.  Podemos dizer que mais tarde, com o aparecimento de membranas que selecionavam o caminhar desse fluxos, foi “inventada” a noção de indivíduo vivo, porque ela que escolhia que moléculas ficavam. Ela era a “intérprete” dessa comunicação entre moléculas.

A vida então passou a ser suporte para uma importante cadeia, a do pensamento. Os desdobramentos da matéria estão longe de acabar mas é incrível perceber como a comunicação foi responsável pela evolução.

No próximo encontro do Nós Digitais veremos como essa história continua. Até lá fique com um vídeo bem interessante, que foi apresentado pelo palestrante, sobre como a comunicação matemática transforma a natureza.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: