Webby Awards 2010 – Quesito: Website.

Esse “quesito” que coloquei no título pareceu àqueles que falam quando vão dar as notas para eleger a escola de samba campeã do Carnaval, né? “Quesito Fantasia. Acadêmicos do Blêblêblé, 10! Nota 10!”

Mas voltando ao mundo digital, saiu essa semana os vencedores do Webby Awards 2010, considerado por muitos o Oscar da internet. Além de Website, também foram premiados trabalhos feitos para publicidade, filmes e mobile.

Como são muitas as categorias (só de Website, foram 70!) e os “quesitos”, resolvi dividir em 4 partes esse post e mostrar alguns dos vencedores. Vamos lá então!

Categoria Best use of Animation

Escolha Webby Awards: The Pop Shoppe.

Criado pela AmoebaCorp, de Toronto, o site mostra o mundo divertido que existe dentro de um refrigerante The Pop Shoppe. Lembra um pouco o conceito Fábrica da Felicidade da Coca-Cola mas a história é completamente diferente, com mais trama e humor.

Voto Popular: Coca-Cola Happiness Factory

Coincidência ou não, o escolhido foi justamente o site Coca-Cola Happiness Factory. Ele é visualmente mais interessante e acredito que seu chamariz principal foram os jogos. A criação do site foi feito pela Sapient Interacitive.

Categoria Best Visual Design – Aesthetic

Escolha Webby Awards: History of Flight.

Dos anos 80 até os dias de hoje, por meio de ilustrações e balões de dialógos parecidos de histórias em quadrinhos, o site desenvolvido pela Academy narra uma das parcerias que mais fez sucesso no mundo: a do ex-jogador de basquete Michael Jordan com a Nike.

Voto Popular: We’re all fans

Para o Grammy, um site bem legal foi criado pela TBWA\Chiat\Day, onde você via tudo que era falado na internet sobre alguns dos artistas indicados para um dos prêmios, senão O prêmio, da indústria musical. Eram desde vídeos no YouTube a tweets e fotos no Flickr. Os dados reunidos formavam a imagem do cantor(a) ou banda.

Categoria Best Visual Design – Function

Escolha Webby Awards: The Economist Thinking Space

Parece um DNA de informações. Você escolhe o “espaço de pensamento” de uma pessoa e conhece seus projetos, sentimentos e opiniões. Clicando em The Economist ao acessar seu perfil existe notícias relacionadas com o que essa pessoa faz ou pensa. O site é assinado pela Abbot Mead Vickers BBDO.

Voto Popular: The Image Collection

O projeto de reunir mais de 11 milhões de imagens registradas desde o século 19 até os dias atuais é simplesmente magnífico. Dá para ver por seções como Ciência e Vida Selvagem e também aprender um pouco da história da fotografia.

Cateogoria Games

Escolha Webby Awards: Record Tripping

Um joguinho que mistura raciocínio e desenvoltura para DJ. Com o scroll do mouse você vai fazendo as tarefas para passar de nível enquanto arranha nas pickups.

Voto Popular: Farmville

Todo mundo já conhece a fazendinha mais famosa do Facebook. Só não entendi porque estava concorrendo em Websites. O Farmville é um aplicativo, certo?

Categoria Movie

Escolha Webby Awards: The Auters.

Segundo Update or Die, através do site você pode ver filmes, que normalmente não estão em circuito comercial, gratuitamente ou por um pequeno custo. Mas lá você encontra também os clássicos do cinema e os blockbusters.

Voto Popular: District 9

O filme, dirigido por Peter Jackson, narra sobre a história de um distrito que mantém alienígenas presos. O site promocional é um guia de como seres humanos e aliens devem ficar separados. Bem ao estilo Transmedia Stortytelling que já falei muito por aqui. A criação do site foi da Trigger LLC.

Categoria Music

A decisão de premiar a rádio online Pandora foi unânime. Talvez pela sua característica que a diferencia de outras como Last.fm e Blip.fm. O sitema do Pandora permite analisar seu gosto musical e indicar para você outras bandas e cantores que não conheça mas talvez passe a gostar.

Categoria Web Service

Escolha Webby Awards: Tumblr

Esse mini blog conquistou milhões de pessoas e aqui no Brasil deve ter ganho ainda mais adeptos depois do Porra, Maurício; Porra G1 e tantos outros…

Voto Popular: 99 designs

O site é mais ou menos um agenciador de designs. Empresas se cadastram e divulgam uma verba junto com um briefing para a criação de um logo, layout para um website ou blog, estampa para camiseta, etc. Uma competição entre designers de todo o mundo é feita e o vencedor, escolhido pelo cliente, recebe pelo serviço prestado.

No site do Webby Awards você encontra a lista completa de vencedores. Nos próximos posts vou falar de quem ganhou o prêmio em Publicidade Interativa, Vídeos e Filme; e Mobile.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: