Digitalks 2010

Tive a sorte de ganhar um convite pela promoção da RPM Digital e pude conferir de perto o evento. Durante todo o dia profissionais da área digital debateram diversos assuntos. Vou destacar alguns, senão será um post beeem extenso, ;).

Uma das apresentações que achei bem interessante foi a de Ari Meneghini, diretor excutivo da IAB Brasil. Ele falou sobre o mercado atual e as perspectivas para 2010. Começou com uma frase de Christian Lazopoulos, Senior Planner na Saatchi & Saatchi da Grécia: “Não podemos subestimar o poder da internet no que se refere à notícias. Os jovens extraem maior parte de suas informações na internet em comparação aos meios tradicionais”.

Os números não deixam mentir. 42% utilizam a internet para assistir a maioria dos programas; 41% fazem download de conteúdo de TV ou consome por streaming todos os dias. Por falar em TV,  Meneghini aponta que a maioria das pessoas que fizeram parte da entrevista confirmaram que assitem TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Já 59% responderam que não viveriam sem computador e internet, enquanto apenas 17% deles não viveriam sem TV.

Meneghini ficou surpreso ao constatar que as relações virtuais não interferem no mundo real. As redes sociais não são artigo de necessidade mas quase metade do tempo passado na web é dedicado à elas. Twitter e Formspring já disputam um espaço grande dentro dos instant messengers. Segundo o diretor da IAB, as redes sociais só tornaram mais fáceis e rápidas hábitos que todos nós já tínhamos. Antigamente quando alguém viajava, convidava depois os amigos e parentes para ver os slides e fotos do passeio. Hoje basta postar no Orkut, Facebook e Flickr.

Em relação às compras, 40% delas são iniciadas na internet. Não necessariamente em lojas virtuais, podendo ser através de uma pesquisa em um site de busca. 53% já visitaram o site de uma marca e 64% afirmaram que clicam em banners e outros formatos de publicidade online. E se algumas pessoas ainda acham que quem está na web possui uma renda financeira maior, está enganado. São 51,6% de presença das classes CDE contra 48,4% da classe AB.

E por falar em consumidor, Ciça Mattos, diretora de marketing do portal Bolsa de Mulher, palestrou sobre A nova consumidora e as mídias digitais. Ela trouxe um artigo da Harvard Bussiness de setembro de 2009 que aponta que o mercado feminino na web corresponde ao mercado da Índia e China juntos.

Ela deixu bem claro que a mulher faz parte de um nicho e tem presença bastante significativa na internet. Só no site do Bolsa de Mulher são 10 milhões de usuárias cadastradas. De acordo com Mattos, são 32 milhões de brasileiras na internet que gastam cerca de 39h semanais online, 93% usam redes sociais, 67% procuram informações sobre produtos e serviços e 41% realizam compras na web.

Com publicidade, 60% afirmam gostar de promoções, 54% prestam atenção nos anúncios online de produtos que sejam do seu interesse e 97% não se incomodam em receber e-mails, desde que seu conteúdo seja relevante e criativo.

Ciça Mattos apresentou alguns cases que foram sucesso absoluto no site. Falou da campanha Movimento Rosa, com patrocínio da Mattel, para a comemoração dos 50 anos da Barbie. A venda das bonecas caíram nesses últimos anos e a empresa queria desmistificar a impressão de que elas são superficiais, mostrando uma Barbie mais antenada e solidária.

Durante um ano realizou o Movimento Rosa por um mundo “mais otimista, mais sensível, mais solidário, muito
mais feminino.” No hotsite você encontra sim matérias sobre moda mas também como ajudar a quem precisa e o meio ambiente.

Termino este post com a palestra do Roberto Eckersdorff, CEO da AUNICA. Com o tema tagnology, falou de 5 crenças que acredita ser o que veremos daqui para frente.

Crença nº1 – Toda mídia será verdadeiramente mensurável. Citou como exemplo o novo sistema americano Eyes On, que calcula o impacto da publicidade dos outdoors.

Crença nº2 – Todo consumidor é diferente. Muitas das vezes vemos um banner sendo usado para todos os públicos. Hoje existem ferramentas que possibilitam perceber essas segmentações e customizar as peças publicitárias.

Crença nº3 – Todo ponto de contato deve ser levado em conta. 94% dos pontos de contato nas mídiais digitais são ignorados. Ex: Um pessoa pode ter visto um banner de um show mas por algum motivo não clicou. No dia seguinte ela lembra daquele show e pesquisa sobre ele no Google.

Crença nº4 – Like social but love mobile. Somos sociáveis desde que o mundo é mundo. O que acontece hoje é que uma variedade de plataformas que oferece a chance da gente conhecer pessoas de vários lugares em sair de casa. O que Roberto acredita é que o próximo boom será com o mobile já que através dele podemos fazer muito mais do que apenas uma ligação, a exemplo da Realidade Aumentada e do Foursquare.

Crença nº5 – Tudo pode mudar. Com o avanço da tecnologia a velocidade de transformação das coisas está acontecendo cada vez mais rápido. Lembrei do workshop de mídias sociais, ministrado por Marcos Garrido que assisti na PUC.

Ele mostrou que para alcançar 50 milhões de pessoas, o rádio levou 38 anos;  a TV, 13 e a internet, 4 anos. O Facebook levou apenas 9 meses para ter 100 milhões de usuários. Ou seja prever com precisão o que vai acontecer daqui pra frente é uma tarefa quase impossível mas devemos sempre tentar entender essas mudanças para aproveitar o melhor de cada uma delas.

Mostrei apenas um pouco do que aconteceu no Digitaltalks. Aconselho entrar no site para ver todas as palestras e as mesas redondas. Mais um evento para minha agenda!

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About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

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