Arte e Vanguarda na Internet

Esse é o nome do Ciclo de Debates que está acontecendo desde agosto no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. Até novembro serão discutidos assuntos relacionados ao mundo da web, que apesar de não ser um mistério para nós que já fazemos parte dela, para uma outra grande parte ainda é um território desconhecido.

O debate que assisti tinha como tema “Blogosfera: A imprensa alternativa do Século 21?”. Para a discussão foram convidados Luiz Carlos Azenha, repórter da Record e dono do blog Vi o Mundo, e Mauro Santayana, jornalista do Jornal do Brasil.

Luiz Carlos Azenha começou falando sobre o novo papel do jornalista, que deve ver os leitores não mais como leitores e sim colaboradores. Ele ressaltou que o poder da informação não está mais concentrado nos veículos de comunicação tradicionais. As notíciais agora podem ser dadas pelo cidadão comum, através de blogs ou plataformas de vídeos on line (ex: YouTube) e de áudio (ex: podcasts).

Também lembrou que com uma câmera digital, um celular e um laptop pode ser criado um jornal ou um programa de TV caseiro. Imagine o valor que não foi investido por Assis Chateaubriand ou Roberto Marinho para a televisão. Ele deu como exemplo seu próprio blog que possui 50 mil acessos diários. Não seria praticamente a circulação de um pequeno jornal?

Citou o papel da imprensa alternativa no Brasil que infelizmente não conseguiu se manter financeiramente frente ao investimento que os grandes jornais conseguiam fazer. Embora a blogosfera não tenha a mesma concepção da imprensa alternativa, ela também dá voz aqueles que não tinham por um custo quase zero.

Azenha acredta que com a implementação da banda larga em todo o Brasil, a grande mídia vai sim se beneficiar, pois haverá o surgimento de novos leitores e consumidores.

Ele fechou seu discurso dizendo que hoje os jornalistas se tornaram mediadores de um grande debate que acontece via web.

Mauro Santayana abriu sua apresentação com a frase “Comunicação é vida, política e poder. No princípio era o verbo. Depois vieram os advérbios, preposições, …”

O jornalista comentou que a cada novo suporte para a palavra escrito, uma mudança na história e na vida humana acontece. Sem o pergaminho o desenvolvimento da civilização grega seria quase impossível.

Para Santayana a revolução que a internet trouxe foi a democratização da informação. Deu como exemplo a cerimônia de enforcamento de Sadam Hussein que foi gravada e divulgada por um celular. Ele pergunta se isso não seria uma notícia.

A única coisa que ele tem receio a respeito da web é que se um dia acontecer uma grande catástofre natural todos os dados sofreriam o risco de serem aparegados e não mais encontrados. Por isso ele confia mais no papel, que é a prova tangível do pensamento, da palavra e da história.

Não há sombra de dúvida que um blog pode levar informação. Nesse momento você terminou de ler sobre uma palestra riquíssima e que provavelmente não sabia. Em um jornal tradicional existe uma seleção de notícias e muitas coisas que podem ser interessantes para você ficam de fora. Com a internet você descobre e conhece milhares de coisas novas, afinal são milhões de blogs espalhados pelo “www”. Claro que existe muita coisa inventada ou errônea mas você consegue desmascarar mais rapidamente.

O ciclo de debates sobre internet no CCBB Rio vai até o dia 23 de novembro e contra com transmissão da TV UOL (agora somente para o debate do dia 19 de outubro sobre fotografia). A entrada é gratuita com distribuição de senha 1 hora antes. A lista de temas você encontra no site do CCBB.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: