Profissionalizando seu blog

Ontem foi o último dia do YouPix, evento organizado por Bia Granja (editora do site MyPix) e que se tornou, como está escrito no site, o  maior festival de cultura de internet do Brasil.

Durante os três dias de edição, o YouPix reuniu no Museu da Imagem e do Som de São Paulo as figuras mais conhecidas e relevantes da web brasileira (e internacional também com a presença do David, aquele que foi ao dentista, lembra?) para discutir sobre a cultura digital.

Eu não pude estar lá mas acompanhei uma das discussões sobre profissionalização dos blogs. No debate estavam Carlos Merigo, do Brainstorm #9; Edney Souza, o Interney; Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd; Antonio Tabet, do Kibeloco e Rafael Losso, ex-vj Rafa e atual coordenador de conteúdo do portal da MTV.

Eles bateram um papo e contaram como seus blogs viraram fonte de renda. Carlos Merigo contou que percebeu que o Brainstorm#9 tinha virado seu trabalho quando consegui pagar o aluguel de casa através dele. Alexandre Ottoni lembrou que foi a parceria que teve com o IG que fez ele e Deive decidirem se dedicar ao site full time. A partir daí eles se reuniram e analisaram se o tempo gasto no site iria dar um bom retorno financeiro e decidiram seguir em frente.

Já com Antonio não quis que o Kibeloco fosse criado para ganhar dinheiro a princípio mas quando viu o investimento em publicidade para sites, na época que trabalhava em uma agência de publicidade, resolveu apostar e viver do blog.

Edney Souza transformou seu site em blog no começo de 2000 quando quase ninguém no Brasil ainda conhecia a ferramenta. Ele criou um post explicando como ter seu próprio blog e como ele funciona e as visitas aumentaram bastante. Colocou uma hospedagem no site/blog e começou a investir em publicidade e quando estava dando um retorno financeiro satisfatório, saiu de seu trabalho.

Da esquerda para a direita: Deive Pazos, Alexandre Ottoni, Edney Souza, Carlos Merigo, Rafael Losso e Antonio Tabet. Desculpe a baixa qualidade mas é um print do live streaming do evento.

Da esquerda para a direita: Deive Pazos, Alexandre Ottoni, Edney Souza, Carlos Merigo, Rafael Losso e Antonio Tabet. Desculpe a baixa qualidade mas é um print do live streaming do evento.

Fez uma parceria com Alexandre Inagaki, do blog Pensar Enlouquece, para juntos criarem um portal na internet só de blogs mas, ao longo do tempo, percebeu que a maioria dos blogueiros não conhecia muito sobre design, programação e negócios. Então criou o Blog Content, um portal também para blogs onde sua agência Pólvora! vai cuidar de layout, TI e da parte administrativa, cabendo aos blogueiros somente o conteúdo. O portal pretende ser lançado, se possível, ainda esse ano.

O segredo de um blog ter sucesso na opinião unânime de todos, é exatamente o conteúdo. Ottoni até exemplificou falando que já viu site com publicidade forte, investimento e plano de negócios mas que não deu certo. Para ele, tem que apostar mais em ideias. O melhor plano é fazer o melhor conteúdo possível. Pazos complementou dizendo que não é só a publicidade que paga as contas. O site do JovemNerd tem também sua loja virtual onde vendem camisas, canecas e outras coisas com temáticas do mundo nerd e também no que é dito no podcast do site, que é também uma importante fonte da dupla.

Pazos alertou que quando você não atualiza seus posts, as pessoas reclamam. Por isso que Rafael disse muito bem que para ter sucesso é preciso também buscar o relacionamento com quem lê seu blog ou site.

Em relação ao post patrocinado, Merigo comentou que é preciso ter respeito com os leitores e ser transparente. Quando alguma empresa o procura para falar de algum produto ou evento, ele deixa bem claro que o post é patrocinado e o coloca em formato mesmo de publicidade. Com isso ele nunca recebeu reclamação nenhuma.

Rafael acrescentou que SEO dá resultado também mas o Edney argumentou que primeiro tem que investir em conteúdo para que o link daquele post seja repassado.

O recado final que todos deixaram é que para viver de blog você tem que se dedicar muito a ele. Então você tem que gostar pra caramba do que está fazendo. Isso é fundamental.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: