Músicos ensinam a outros músicos como usar o Instagram

No final do ano passado eu fiz um post comentando sobre o aplicativo Instagram que faz com que suas fotos no smartphone fiquem com uma cara bem mais interessante. Para quem ainda não está muito familiarizado com a ferramenta vou colocar novamente a resenha que um cara fez em vídeo.

O app virou febre e praticamente todo mundo tem um amigo que divulga em suas redes sociais uma foto cheia desses efeitos. E segundo Josh Riedel, diretor de desenvolvimento e negócios do Instagram, são os artistas do mundo da música que estão se tornando fãs do aplicativo.

O site Mashable resolveu então conversar com algumas bandas e pedir para que seus integrantes deem algumas dicas para os novatos.

Dica n.1 – Compartilhe suas fotos em todas as suas redes sociais, afinal o Instagram permite que você publique, em um clique, no Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare. E no Facebook trouxe recentemente a novidade de poder escolher se quer publicar no seu perfil ou na página que você administra.

Dica n.2 – Crie uma série de fotografias. Ao invés de colocar um monte de fotos aleatórias de só uma vez, faça um álbum, conte uma história.

Foto: reprodução/mashable.com

Dica n.3 – Use hastags. Quando você for colocar a legenda da foto no Twitter, acrescente uma hastag (o famoso “#” que vem antes de uma palavra). Pode ser um bom termômetro para ver se sua foto fez sucesso, bastando procurar pela palavra no campo de busca e ver quantas pessoas fizeram o retweet. A banda também pode pedir para os fãs publicarem fotos com a hastag, porque depois vai ficar fácil de encontrar e publicar em outras redes.

Dica n.4 – Use o API do Instagram. O aplicativo agora permite que desenvolvedores possam trabalhar em seu API (Application Programming Interface ou Interface de Programação do Aplicativo), oferecendo, entre outras coisas, a possibilidade de achar fotos pelas palavras-chave, localização, etc. A banda Deftones, por exemplo, usou o API do Instagram em seu site.

Dica n.5 – Seja viral e consiga novos fãs. O aplicativo pode ser uma nova forma de chamar a atenção pela internet. Jeremy Dawson, da banda Shiny Toy Guns diz que “Talvez você não ainda seja grande o bastante para as pessoas te seguirem pela música, mas você pode pensar em coisas bem legais para fazer (no Instagram). Porque se isso gerar um ha, ha, ha de algum fã, ele provavelmente vai compartilhar e seus amigos vão clicar, escutar seu som e se acharem bom, se tornarão também fãs”.

Dica n.6 – O cotidiano às vezes pode não ser tão chato assim. Quando uma pessoa comum escreve no Twitter o que almoçou, aonde foi passear e o que comprou muita das vezes virão assuntos descartáveis para seus amigos. Já no caso de um artista pode ser uma forma de se aproximar de seus fãs.

Foto: reprodução/mashable.com

Dica n.7 – Escolha bem seu nick name. De preferência coloque o nome da banda no nome da conta e não uma música do seu último álbum, por exemplo. Se alguém já pegou o nome da sua banda (isso acontece) tente colocar um underline entre as palavras, que é esse símbolo aqui “_ ” ou o ano que sua banda nasceu.

Dica n.8 – Adicione palavras às suas imagens. “Faça sua foto parecer a mais transparente possível”, comentou Will Anderson, da banda Parachute.

Dica n.9 – Pesquise alternativas. Para quem usa smartphone com sistema Android, uma dica do Mashable é o PicPiz. Também tem um novo app que funcionaria como um Instagram para música é o SoundTracking, que compartilha arquivos musicais.

Dica n.10 – Divirta-se. Não torne a postagem de conteúdo nas redes sociais uma obrigação. Veja como uma linha direta entre a banda ou artista e seus fãs.

Dicas bem bacanas. Acho que a grande maioria pode ser usada também para quem não vive de música, não é mesmo?

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: