#EuLi: as histórias de Sherlock Holmes

Encontrei Sherlock Holmes por acaso, durante meu curso de espanhol (ou inglês, não estou lembrando muito bem), há muito tempo atrás. Uma das tarefas que a professora havia passado era pegar um livro na biblioteca e depois escrever uma resenha sobre a história.

Dei uma olhada nos títulos e nada chamou minha atenção até que li um enredo de mistério e investigação que achei interessante. Acho que era a época do boom dos seriados norte-americanos policiais e eu assistia alguns como CSI, Law & Order e NCIS.

O enredo: um homem é encontrado morto sem vestígios nenhum de sangue mas, em seu rosto, um grande sinal de pavor. A Scotland Yard, o Quartel General da Polícia de Londres, recorre então à Sherlock Holmes, um estudioso com um raciocínio e memória surpreendentes e impressionantes.

contos-sherlock

Os contos nas capas lindas da Zahar. Acho que estou ficando fã da editora.

“Um Estudo em Vermelho”, o primeiro conto publicado por Sir Arthur Conan Doyle realmente capta sua atenção e você quer descobrir o final desse mistério o quanto antes. Sério, você fica lendo página atrás de página sem piscar o olho.

Nesse livro também narra o primeiro encontro entre Sherlock e o Dr.Watson, que de uma pessoa para dividir o aluguel da casa de Holmes acaba se tornando seu braço direito na solução dos crimes mais difíceis e um amigo para toda a vida.

Não precisa nem dizer que adorei, né? Depois que terminei “Um Estudo em Vermelho” fui atrás dos outros contos. Minha estante ficou maior com “Signo dos Quatro”, “O cão dos Bakersville”, “As memórias de Sherlock Holmes”e uma série da Zahar com 5 volumes de pequenos contos.

cronicas-sherlock

Esses volumes também são da Zahar.

Só acho que os Sherlocks feitos no cinema e na TV são meio que caricatos. É sempre uma pessoa muito inteligente, sem a menor empatia pelo outro. Pelo que via nos livros, o Sherlock tinha um grande apreço por Dr.Watson e era uma pessoa bem desenvolta. Mas se você quer tirar suas próprias conclusões é só ir na livraria ou banca de jornal mais próxima de você. 😉

Tags:, , ,

About Bárbara Gaia

Vivo no fantástico mundo digital e da redação publicitária. https://about.me/bngaia

Comenta aí!

